top of page
Buscar
  • Grupo Saúde

O que é um medicamento manipulado?

Manipular seu medicamento ao invés de comprá-lo em drogarias tem sido a escolha de muitas pessoas. Hoje, a farmácia de manipulação tem capacidade técnica e acesso a matérias-primas de excelência para a manipulação de praticamente todos os medicamentos.

As vantagens do medicamento manipulado são muitas: dosagem correta para o tratamento de cada paciente, possibilidade de associações de ativos, personalização, preço mais acessível, dentre outras.

Abaixo, listamos algumas dicas para você manipular seu medicamento com segurança e tranquilidade. Para começar, uma pergunta básica:

O que é um medicamento manipulado?

Trata-se de um medicamento preparado dentro da farmácia de manipulação, por uma equipe técnica e farmacêutica. É feito sob medida para cada paciente, mediante prescrição de um profissional habilitado, indicando as dosagens, substâncias e posologias para o tratamento. Confira abaixo as dicas e cuidados que você precisa tomar com seu medicamento manipulado.

1. Verifique o rótulo do medicamento que você acabou de receber No rótulo de todo medicamento manipulado deve constar o nome completo do paciente e a descrição dos ativos, concentração, dosagem, de acordo com a prescrição. Ao receber seu medicamento na farmácia, verifique se todos os dados batem exatamente com os seus.

2. Embalagem em perfeitas condições

Ao receber um medicamento manipulado, verifique se a embalagem está lacrada e/ou não violada.


3. Mantenha o medicamento na embalagem original Nunca transfira seu medicamento de sua embalagem original para outra, isso pode levar a mudanças em sua composição e até a perda da eficácia.

4. Sempre guarde seus medicamentos nos locais adequados Armazene seu medicamento sempre em local livre da luz do sol, com uma temperatura estável e longe da umidade. Um erro comum que muitas pessoas cometem é deixar os medicamentos no banheiro. Além de ser um local úmido, há variações de temperatura consideráveis neste ambiente.

5. Nunca faça contato direto com os medicamentos Medicamentos manipulados em cápsulas são bem sensíveis à umidade, portanto evite colocá-los nas mãos e devolvê-los ao pote.

6. Utilize conforme as orientações Utilize seu medicamento manipulado sempre conforme a prescrição médica e orientações farmacêuticas, como a quantidade de cápsulas que correspondem a uma dose, quantas são as doses diárias e a duração do tratamento. Caso haja dúvida, sempre procure um farmacêutico ou contate o seu médico. E lembre-se: todo medicamento deve ser mantido fora do alcance de crianças!

10 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page